Desafios do cristianismo na sociedade pós moderna

Por Lamartine Posella | Artigo

O que está acontecendo com o mundo? É possível que estejamos vivendo uma sociedade pós-cristã, que procura abolir de maneira absoluta a fé experimentada por milhões nestes dois mil anos? A verdade é que os tempos são líquidos, quando novas visões são apresentadas através do poder de novas lentes que distorcem a realidade até o ponto em que não reconheçamos mais onde estamos ou para onde iremos.
Em sua essência, o mundo pós- moderno é um mundo de inexatidões. Não há verdades absolutas, não há sentido objetivo nas palavras e a compreensão humana equivale a uma “terra de ninguém”, onde todos plantam o que querem e colhem o que não plantaram.
Ainda que não percebamos, todos estamos sendo entretidos e doutrinados ao mesmo tempo. Ao assistirmos a novelas, filmes e seriados, sem perceber, recebemos golpes poderosos nos pilares que sustentam a nossa sociedade. Disfarçado de tolerância e com a aparência de remédio, o veneno pós- moderno tem sido disseminado em doses homeopáticas, prometendo a cura para uma sociedade preconceituosa. Na pluralidade das verdades, está escondida a estratégia maligna que tem por objetivo ocultar e anular a verdade das Escrituras Sagradas.
Oscar Wilde foi um homem que viveu como ninguém a visão pós- moderna. Depois de experimentar todos os prazeres de uma vida sem fronteiras, morreu relativamente jovem. Entretanto, antes de morrer pediu  ao  seu  amigo  Robbie  Ross que lhe trouxesse um ministro, pois desejava acertar a sua situação com Deus. Na lápide de sua sepultura há uma fênix gigantesca, juntamente com um versículo de Jó. No leito de morte, pediu a santa ceia, indicando que falava sério sobre acertar a sua situação por intermédio de Jesus Cristo.
Não tenho dúvidas de que, ao livrar- se das fronteiras do evangelho, o ser humano se livra também dos limites que lhe dão segurança. Ao afastar-se da segurança da fé, o homem se distancia cada vez mais da casa do Pai. Por mais que queira emancipar-se, o indivíduo sem Deus desenvolve uma melancolia característica ao estrangeiro que vive longe da sua pátria.
A evidência disso é que, no Oriente Médio e na China, lugares onde o nome de Jesus foi caluniado ou proibido, por decreto político ou cultural, pessoas têm tido encontros com Cristo. Em países muçulmanos, onde a punição da conversão ao cristianismo é a morte, inúmeras pessoas relatam ter tido um encontro pessoal com Cristo.
Em ambientes pouco  propícios para a conversão, muitos vêm para Jesus, como que atraídos por  uma força sobrenatural. Não  há  dúvidas de que o desafio de permanecer firme numa  sociedade  pós-cristã  é  enorme. Entretanto, o cristianismo subsistiu aos martírios dos primórdios, permaneceu firme nos anos sombrios da idade média, prevaleceu aos ataques da lógica modernista e certamente estará presente quando a sociedade pósmoderna cobrar a sua conta.

Publicações relacionadas
Desafios do cristianismo na sociedade pós moderna

O que está acontecendo com o mundo? É possível que estejamos vivendo uma sociedade pós-cristã [...]