• Youtube
  • Twitter
  • Facebook

ministerio-surdos---textoHá pouco mais de dois anos, quando o casal de pastores Rainer e Gislaine se engajaram no Ministério com Surdos da nossa igreja, a dedicação destinada a alguns trabalhos que estavam apenas no começo, como o culto para os surdos, por exemplo, já era grande e notória. Iniciado em fevereiro de 2014, o projeto inovador começou com uma visão tímida: promover uma reunião de surdos e intérpretes que abordasse uma linguagem voltada especificamente para eles, deixando-os, assim, mais à vontade. Na primeira reunião, compareceram apenas 12 participantes, entretanto, em pouquíssimo tempo, esse número representava apenas a ponta do iceberg de um trabalho grandioso que, tempos depois, seria capaz de reunir mais de 130 pessoas. E assim tem sido todos os sábados à tarde, a partir das 17 horas, no Cenáculo de Oração da Igreja Batista Getsêmani – Templo Sede.

A missão do ministério, que sempre foi levar a Palavra, de forma compreensível, ao maior número de deficientes auditivos, tem correspondido ao propósito do grupo. Prova disso, é que a participação de surdos nos cultos principais da igreja tem se tornado cada vez maior, tanto em função do trabalho dos intérpretes que atuam nas reuniões, quanto pela programação de outros eventos que são realizados pelo ministério, como as visitas nos lares e o aconselhamento pastoral, realizados quase que diariamente. Outra iniciativa importante do ministério foi a implantação do curso de Libras e da Escola Bíblica para surdos, que, a cada dia, tem atraído mais interessados, promovendo, assim, o crescimento do grupo. Há, ainda, o Acampamento com Surdos e Intérpretes Getsêmani, outro poderoso projeto que o Ministério com Surdos tem sustentado. O evento, que normalmente acontece duas vez por ano, já está em sua segunda edição. O último acampamento reuniu mais de 180 pessoas, fora a equipe ministerial, que é composta por aproximadamente 20 membros.

Desta vez, o tema do acampamento será “Quem sou eu?”, e contará com a participação dos pastores Jorge Linhares, Rainer Nonato e do pastor Carlos Eduardo, do Rio de Janeiro, que também é surdo. Serão três dias de ministrações realizadas na Sede Campestre, entre os dias 8 e 10 de abril deste ano, com uma farta programação de apresentações, como teatro, dança com surdos e oficinas para intérpretes. O Ministério também tem a expectativa de receber surdos que virão de várias cidades do interior mineiro, além dos municípios de Ribeirão Preto/SP, Vila Velha/ES, e da capital federal.

O pastor Rainer, coordenador do Ministério, atribui a grande procura pelo acampamento, à necessidade que todos têm de ouvir a Palavra. Todavia, ele ressalta que é preciso observar que cada público apresenta uma demanda diferente na forma de ouvir essa mensagem. “Levar a Palavra de Deus com todos os recursos que a igreja dispõe atualmente, adequando a mensagem ao público surdo é o grande diferencial do Ministério com Surdos Getsêmani. Estamos confiantes de que o 2º Acampamento com Surdos e Intérpretes será mais uma grande bênção que o Senhor realizará em nossas vidas e no nosso Ministério. Nossa maior expectativa é que muitos surdos sejam salvos e se firmem no caminho do Senhor”, acrescentou Rainer.

Entrementes, os desafios a serem vencidos ainda são muitos. De olho nas estatísticas, o ministério traça, agora, projetos ambiciosos para incluir mais deficientes auditivos na comunidade cristã. “Sentimos falta de um intérprete que apareça na TV, nos cultos que são transmitidos ao vivo e durante a semana, pois, só em Belo Horizonte, há cerca de 72 mil pessoas surdas. No Brasil, algo em torno de 6 milhões. No mundo, 250 milhões. A TV vai ajudar a ampliar ainda mais o número de pessoas surdas que serão salvas, a partir do momento em que as mensagens passarem a ser transmitidas por intérpretes nos cultos televisionados. E, nós, do Ministério com Surdos, já vislumbramos, pelos olhos da fé, que esse é mais um passo a ser dado e conquistado, para a glória de Deus”, idealiza o pastor.

Para saber mais sobre os trabalhos realizados pelo Ministério com Surdos Getsêmani, entre em contato com o pastor Rainer (31) 99823-4970.

Anna Rodrigues

Comentários

Nenhum Comentário

Comentário estão bloqueados.